Abelha, abelhinha...

*Texto escrito por PATRÍCIA GUEDES - pati@ciaopizza.com.br

1-segunda.jpg

Podemos não perceber, mas muitas vezes são as coisas pequenas que comandam a gente de verdade. Trouxemos essa reflexão para falar de um ser muito pequeno, mas com uma importância imensa nas nossas vidas, e na vida do planeta: as abelhas. 

Elas prestam um serviço de valor inestimável à nossa sobrevivência. Um terço das refeições de todo o PLANETA só são possíveis por causa delas. São elas que polinizam dois terços de todas as frutas e vegetais que a gente come. Lindo né? Mas essas pequenas heroínas estão MORRENDO no mundo todo. 

Com isso, certos alimentos já estão desaparecendo do planeta e algumas espécies estão sob risco de extinção global. O cenário é tão grave que organizações como a ONU já alertam para os riscos de escassez de alimentos por conta da mortalidade em massa de insetos polinizadores. No Brasil, a previsão é de que a população de abelhas e outros polinizadores diminua em 13% até 2050, segundo análise da Universidade de São Paulo.

As abelhas também contribuem enormemente para a manutenção das florestas. Se elas forem extintas, a reprodução de plantas silvestres ficará comprometida. Isso porque mais de 90% das espécies de vegetação tropical com flores e cerca de 78% das espécies de zonas temperadas dependem da polinização desses insetos.

É, o bichinho é pequeno mas tem uma importância GIGANTESCA. Por isso adoramos quando o Vini (coordenador de atendimento da CiAO Anita) veio com a ideia de trazer essas bonitas pro nosso jardim! Ele nos colocou em contato com o pessoal da +Abelhas e com a expertise deles conseguimos garantir uma nova casa para essas guerreiras polinizadoras!

Foi assim que as abelhas invadiram a nossa casa e tomaram conta dos nossos corações. E agora, se você observar com cuidado, verá em vários cantinhos da CiAO Anita as colmeias de abelhas Jataí e abelhas Mirim. O objetivo é que elas tenham um lugar seguro para fazer suas colmeias e possam se reproduzir, repovoando o habitat e ajudando na polinização.

Abelha, abelhinha

Acabou chorare, faz zunzum pra gente ver!

Ah... As novas moradoras da CiAO Anita são duas espécies sem ferrão – ou melhor, o ferrão delas é atrofiado e, portanto, elas são incapazes de machucar qualquer pessoa. Então, é só vir aqui na loja curtir o espaço compartilhado com essas trabalhadoras incríveis numa boa.

Esperamos vocês!

//MAS COMO AS ABELHAS ESTÃO DESAPARECENDO?

O desaparecimento de abelhas no mundo é resultado de diversos problemas, o uso de agrotóxicos; a perda dos habitats em decorrência dos diversos usos da terra; patógenos e parasitas que atacam as colônias e as mudanças climáticas.

No Brasil, infelizmente a questão dos agrotóxicos é bem relevante. O uso incorreto deles é letal para as abelhas, pois age diretamente no sistema nervoso central fazendo com que elas se percam, sem conseguir retornar para a colmeia. Muitas vezes perdem a vida já durante o voo, deixando para trás a colônia e sua rainha com muitas crias famintas. Ou quando conseguem retornar estão adoecidas e acabam contaminando toda a colônia.

Links importantes para quem se interessar: clica aqui, aqui, aqui e aqui!

>>> Site do +Abelhas para quem quiser tem uma colmeia dessas na sua casa, jardim ou empresa. <<<

CiAOBruna Radaelli